Mostrando postagens com marcador Exortativo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Exortativo. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Retorno

LEITURA BÍBLICA: Esdras 1.1-8


"Eu me portei a caminho e voltarei para meu pai" - Lucas 15.18
Há quem diga que Deus não existe, mas é interessante quem em todas as culturas ao longo da história da humanidade a busca de Deus sempre teve seu lugar, seja de que forma for. Parece que faz parte da natureza do ser humano ter saudade de Deus. A Bíblia explica em Gênesis 2 e 3 que inicialmente o homem tinha perfeita comunhão com Deus e que a perdeu quando desobedeceu ao Senhor. Sobrou a saudade. Em seguida, a Bíblia toda trata do empenho de Deus em mostrar ao homem que fugir dele sempre traz desgraças, e ao mesmo tempo, descreve os esforços para trazer-nos de volta à comunhão perdida, que é nosso lugar e onde seremos felizes.

Em algumas ocasiões Deus até teve de empurrar os homens rebeldes para longe, a fim de que percebessem claramente sua condição. A primeira foi a expulsão de Adão e Eva do Éden. Mais tarde, Deus revelou-se ao povo de Israel para que este servisse de sinal da presença de Deus no mundo. Quando os israelitas também se desviaram, acabou deportando-os à Babilônia. Isso foi muito assustador, porque para eles Deus habitava no templo em Jerusalém e, fora de lá, sentiram muito dolorosamente a falta que o Senhor lhes fazia. Quando isso ficou suficientemente claro, Deus novamente mostrou sua compaixão e chamou-os de volta.

Esta é a história que lemos hoje.

Mas todo o restante da humanidade continuava longe de Deus. Finalmente, o Filho de Deus, Jesus Cristo, abriu as portas para que todos pudessem retornar a Deus como Pai, não mais a um lugar geográfico, mas, como Jesus explicou, em espírito e verdade. Explicou ainda melhor contando a história do filho que se afastou do pai para levar a própria vida e, quando chegou ao fim da linha, decidiu-se a voltar e confiar no amor do Pai (escrito em Lucas 15.11-22).

Este convite vale para todos. Você já respondeu? Não perca tempo. "Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo, clamem por ele enquanto está perto". (Is 55.6)

Filho: Volte pra casa do Pai. Jesus abriu os braços para você na cruz !

terça-feira, 19 de junho de 2012

Lição de Amor

LEITURA BÍBLICA: Lucas 10.25-37

"Ame cada um o seu próximo como a si mesmo" - Levítico 19.18

Saiu da estação do metrô. A madrugada já havia invadido a noite e as ruas desertas eram a melhor moldura para a cidade adormecida. Com os nervos à flor da pele, apressou os seus passos. Tomou o rumo de casa, mas não se deu conta de três indivíduos que surgiram do nada, espancaram sua cabeça e seu estômago. Levaram o pouco dinheiro que possuía e sumiram na sombra da noite. Lançado à calçada, clamou por socorro. Alguns que se aproximavam dele, assustados, atravessaram rapidamente a rua e se foram. Apenas um senhor o socorreu, ergueu-o, deu-lhe o braço e o ajudou a caminhar.

Essa é uma versão atualizada e livre da parábola do Bom Samaritano, narrada por Jesus a um doutor da lei. O Senhor quis ensinar que todo o ser humano merece respeito e precisa de solidariedade.

Na contramão desse admirável ensino, o homem espalha sementes daninhas que geram sentimentos de indiferença pelo próximo e desprezo pelos que sofrem. Sei que parece insensatez nos dias atuais, marcados pela violência, mentira e enganos, recomendar a prática da solidariedade. É notório, também, que ciladas têm sido preparadas para iludir os de boa fé. Por essa razão, ajudar o próximo muitas vezes é tarefa de risco e até de prejuízo. Leia de novo o texto da narrativa e observe o comportamento da pecaminosa omissão de socorro assumida pelo sacerdote e pelo levita. Indiferentes, mudaram de rumo fugindo à responsabilidade que teriam, pois, presume-se que eram conhecedores da Lei.

Há mil maneiras de socorrer e ajudar o nosso próximo. Há também, mil pretextos para não o fazer. Avalie seu comportamento. Como você procederia se fosse confrontado com uma situação similar? De toda maneira, aplique à sua vida o preceito que Cristo ensinou aos seus discípulos: Amar o próximo, socorrê-lo em suas necessidades. Essa é uma imperecível lição de amor a ser praticada por aqueles que amam a Deus.

Amor ao próximo: AULA magna do Mestre Jesus. 

terça-feira, 17 de abril de 2012

A importância da Repreensão

LEITURA BÍBLICA: Provérbios 17.10

Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe" - Lucas 17-3
Dois garotos julgavam-se espertos. Obedientes e assíduos frequentadores dos programas da igreja, maravilhavam as professoras com suas tiradas inteligentes. Certo dia, ao retornarem da escola, pararam no mercado público a pedido da mãe: tinham de comprar frutas. Quando perceberam que ninguém estava olhando, pegaram mais frutas do que haviam pago. Felizes da vida, saíram contando vantagem sobre o grande feito.

Em casa, relataram à mãe o ocorrido e esperavam elogios. A senhora pegou os dois de jeito e, com austeridade, fez com que entendessem a diferença entre ser esperto e ser ladrão, e mandou que retornassem ao mercado para devolver o excesso. O pior foi que ambos deveriam ainda contar ao comerciante o que haviam feito. Caso contrário, as coisas se complicariam para o lado deles. Hoje, já adultos, ainda comentam que a dor de uma bela surra não doeria tanto quanto os minutos sofridos diante da mãe e do comerciante.

Salomão disse a mesma coisa que a sábia senhora. A repreensão é um excelente instrumento de educação e correção. O problema que vivemos em tempos do "politicamente correto" e muitos acham que não fica bem repreender, principalmente quando se trata de uma pessoa próxima. Amigos deixam de repreender amigos em nome da amizade e do direito que cada um tem de viver sua própria vida. Certos pais não vêem razão para repreender os filhos, nem quando são pequenos, adolescentes ou jovens. Acham que tudo tem a ver com uma fase da vida e mais tarde mudarão. 

Mesmo quando o assunto envolve "pecado", alguns entendem que é melhor abster-se do que repreender. Mas a repreensão é excelente para a correção e prevenção. Durante a aplicação pode até causar certo desconforto, mas os efeitos são notáveis, principalmente quando ministrados com amor e misericórdia.

Assim, no amor de Cristo, repreenda e esteja pronto para ser repreendido.
A repreensão também é um ato de amor !!!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Creia no Socorro do Senhor

LEITURA BÍBLICA: Josué 23.9-14


Deus é quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a sua boa vontade (Filipenses 2.13)

Um profissional qualificado ficou sem emprego. Apesar de seu excelente currículo e de várias indicações, não conseguia vaga. O tempo foi passando e sua auto-estima baixando. Nada ia além da entrevista. Tentou então outro meio: lembrou-se de pessoas que poderiam ajudar, ligou para algumas, recebeu mais indicações, mas o silêncio continuava. 

Quando vem a tempestade, muitas vezes trememos na base e recorremos às pessoas ao nosso redor. Por serem visíveis, colocamos nossa esperança nelas e esperamos que nos socorram. Esquecemos que o Senhor é quem move o coração, e isso não depende de nós.

Como aquele profissional, procuramos ajuda nas pessoas, pensamos em várias opções, contamos com o que vemos, sentimos e conhecemos, e que está ao nosso alcance. Achamos que dependemos somente do nosso conhecimento e de relacionamentos. Talvez isso possa ajudar, mas se não for movido por Deus, será como uma rede de computador sem conexão.

Não é Deus que nos desampara nos momentos difíceis, nós é que nos esquecemos da sua presença. Nosso esforço e conhecimento abrem portas, mas quem concretiza o bom resultado é o Senhor. Naquele momento em que todas as portas se fechavam e nada parecia dar certo, o profissional desempregado percebeu que o socorro vem do Senhor.

Mudou sua oração, e ao invés de se queixar, passou a agradecer porque, apesar de período de seca, Deus não o desamparou, não ocorreram doenças ou imprevistos nem faltou alimento em sua mesa e suas contas ia sendo pagas a cada mês ainda com o restante da rescisão que parecia não ter fim. Lembrou-se então de uma promessa de Deus: "Venda o azeite... você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar" (2 Rs 4.7). 

Deus conhece as nossas necessidades e supre aquilo de que precisamos a cada dia.

Veja esse vídeo abaixo e medite na letra da canção. É sempre bom reclamar menos e confiar mais no Senhor.


No tempo de Deus, o socorro virá.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Você se conhece?

LEITURA BÍBLICA: Romanos 7.15-25

Agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8.1)
Na sua carta à igreja de Roma, o apóstolo Paula analisa a natureza humana. Conclui dizendo que nele mesmo não habita bem nenhum. Diz ainda que não pratica o bem que quer, mas o mal que não quer. Daí sua exclamação: "Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?"

É verdade, cada ser humano carrega uma bagagem estranha dentro de si. Têm havido muitos esforços para estudar o seu comportamento. Ao longo dos anos desenvolveram-se ciências como a antropologia, a biologia, a sociologia, a filosofia, a teologia e a psicologia. Todas estudam a nossa conduta, cada uma de determinado ângulo, e detectam as anomalias da natureza humana. E que soluções apresentam para desatar o nó dessa embolada natureza? 

Em geral fala-se em educação e uma justa distribuição de renda. Certamente a cultura tem sempre os seus méritos e uma correta distribuição da renda pode também apaziguar alguns anseios do ser humano. O que, entretanto, se percebe é que, quanto mais culto o ser humano se torna, mais sofisticada e engenhosa  é a sua prática da corrupção. 

O diagnóstico que levamos em Gênesis 6.5 continua o mesmo apesar do desenvolvimento do conhecimento humano. "O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente par ao mal." Séculos depois, o profeta Oséias registra: "Só se vem maldição, mentiras e assassinatos, roubo e mais roubo, adultério e mais adultério; ultrapassam todos os limites!" (Os 4.2)

Mas haverá uma resposta para a pergunta do apóstolo Paulo no texto lido: "Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte"? Há uma resposta, sim. "Graças a Deus por Jesus Cristo" prossegue Paulo, e ainda diz em outro lugar: "Se alguém está em Cristo, é nova criatura" (2Co 5.17).

Só Cristo transforma nossa natureza e não muda apenas o comportamento.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ore antes de tudo

LEITURA BÍBLICA: Marcos 1.35-39

"Jesus, tendo-se levantado de madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava" (Marcos 1.35)
Dentro de minutos um casal de missionários com seus dois filhos iam embarcar e despediam-se dos avós. Em pé numa roda, conversavam animadamente quando ouviram o filho de cinco anos perguntar: "Mas a gente não vai orar primeiro?"

Todos pararam de conversar e olharam para o Carlito. O pai dele disse: "Mas, sim, Carlito, vamos orar." Fecharam  a roda, seguraram as mãos e inclinaram as cabeças enquanto o pai dirigiu uma oração a Deus por uma viagem em paz.

Se Carlito não falasse, facilmente poderiam esquecer seu costume de orar antes de viajar. Graças a Deus, chegaram em paz ao seu destino. Às vezes nos esquecemos de orar.

A pressão das tarefas e obrigações toma nossa atenção e perdemos a direção de Deus. Depois de um tempo, podemos lembrar-nos e perguntar: Mas por que não orei primeiro? O jovem Timóteo recebeu um conselho de seu mentor, Paulo, assim: "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas..." (1Tm 2.1). Assim, seguiria o exemplo de Jesus, o qual orava antes de fazer qualquer coisa. Antes de subir ao Calvário, entrou no Getsêmani e orou fervorosamente ao Pai para que fosse feita a Sua vontade.

Tomando a frase de Paulo, "antes de tudo", oremos antes de começar nosso dia; antes de tomar uma decisão importante; antes de viajar; antes de nos mudar ou antes de contemplar qualquer novo relacionamento ou outra situação da vida.

Certa feita, um cristão recebeu uma proposta de investir num negócio que parecia supervantajoso. Porém, não sentindo a paz, preferiu declinar a proposta. Depois ele soube de alguns que entraram naquele empreendimento mas infelizmente não foram bem-sucedidos. Então o cristão disse: "Ainda bem que orei a Deus, pois evitei uma grande perda. Louvado seja Deus".
OREMOS ANTES DE TUDO. TUDO MESMO.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Submissão ao Governo

Todos devem submeter-se às autoridades constituídas, pois não há autoridade que não venha de Deus estabeleceu. As autoridades que existem foram estabelecidas por Deus. 
Conseqüentemente, aquele que se rebela contra a autoridade está se rebelando contra o que Deus instituiu, e aqueles que o fazem trarão sobre si mesmos. 
Porque os magistrados não detêm terror para aqueles que praticam o bem, mas para aqueles que fazem o mal. Você quer ser livre do medo da autoridade em um? Em seguida, fazer o que é certo e ele vai elogiá-lo. Porque ele é um servo de Deus para teu bem. Mas se você fizer o mal, teme, pois ele não carrega a espada para nada. Ele é servo de Deus, um agente da justiça para punir quem pratica o mal. 
Portanto, é necessário apresentar às autoridades, não só por causa de uma possível punição, mas também por causa da consciência. 
É também por isso que você paga impostos, para que as autoridades são servos de Deus, que dão o seu tempo integral para governar. Dar a todos o que você deve a ele: Se você dever tributo, tributo; se a receita, a receita, então, se temor, temor; a quem honra, honra. (Romanos 13:1-7)

Seria impossível resumir tudo o que a Bíblia ensina sobre o governo em vários parágrafos. E é difícil dizer alguma coisa sobre isso sem mexer até questões relacionadas. Claro, isso não ajuda que muitos cristãos são mais sensíveis sobre a política do que com o Senhor Jesus Cristo. Para o nosso propósito, a solução é limitar-se a linha geral da passagem. Paul faz um ponto aqui que nem sempre recebem ênfase suficiente. É atitude básica do cristão para com o governo.

Os apóstolos estavam unidos no envio de comando para o governo (veja também 1 Pedro 2:13-17). E no relato de Lucas de seus ministérios, que muitas vezes fez questão de assegurar que as autoridades do seu cumprimento, mesmo que eles permaneceram firmes em sua mensagem a respeito de Deus e do Senhor Jesus. É interessante notar que eles não operavam em algum paraíso cívica, mas um governo que era, para dizer o mínimo, menos de justo, eficiente e compassiva. No entanto, eles instruiu os crentes a se submeter.

Paulo oferece duas razões para isso.

A primeira razão é uma base teológica para a apresentação. Não há nenhuma autoridade, exceto o que Deus estabeleceu. Isto não significa que todos os funcionários exemplificam justiça e santidade, e na verdade o oposto, muitas vezes parece ser o caso. Herodes e Pilatos não eram santos. Nero e foi insano. O apóstolo significa que Deus é aquele que estabeleceu a instituição do governo humano, e aquele que providencialmente instala cada funcionário para ocupar seu próprio propósito divino. Assim, mesmo Nabucodonosor foi chamado de "servo" de Deus quando ele foi enviado para abate e escravizar os judeus (Jeremias 25:9). Ele não era um servo de Deus no sentido de que ele foi salvo - não, ele não foi salvo, mas ele foi usado. Em qualquer caso, Deus estabeleceu a instituição do governo humano, e, portanto, os cristãos estão a apresentar-lhe.

A segunda razão contém um elemento de interesse prático. Se você fizer errado, o governo irá puni-lo. Se você é punido porque você é um ladrão, ou um assassino, ou um estuprador ou perjuro, então você merece sofrer. Se você não quiser sofrer, então não ser um criminoso. Paulo parece ter em mente um governo ideal que premeia o bem e pune o mal, mas sua intenção é ressaltar a submissão, e não para trabalhar o assunto de todos os ângulos. Pedro ensina a mesma doutrina, mas desde que seu objeto inclui sofrimento e não apenas a apresentação, ele também reconhece a possibilidade de punição injusta: "Quem é que vai prejudicá-lo se você está ansioso para fazer o bem Mas mesmo que você deve sofrer por aquilo que é direito, você é abençoado "(1 Pedro 3:13-14). Mesmo assim, Pedro não ensina a rebelião, mas a submissão ao governo. Em outro lugar, Pedro escreve: "No entanto, se você sofre como cristão, não se envergonhe, mas louve a Deus que você carrega esse nome .... Assim, pois, os que sofrem segundo a vontade de Deus devem comprometer-se a seu Criador fiel e continuar a fazer o bem "(1 Pedro 4:16, 19).

A conclusão é que devemos nos submeter ao governo por causa da consciência, já que Deus é aquele que estabeleceu a instituição, e por causa de uma possível punição, já que o governo tem o poder para punir os criminosos. É também por isso os cristãos devem pagar impostos e prestar às autoridades o que é devido.

Em alguns círculos é comum para os cristãos para criticar o governo, para lamentar a perda da liberdade religiosa, a queixar-se a tributação excessiva, um currículo tendenciosa, e assim por diante. Embora muitas vezes os nossos esforços poderia ser melhor direcionado para outro lugar, isso não é proibido, desde que seja feita de forma legal e com moderação. Os apóstolos trabalhou com as leis da terra para facilitar o seu trabalho, mas ao contrário de muitos em nossos dias, eles não perdem o foco sobre o evangelho.

Ainda mais importante do que tirar proveito das leis existentes é declarar atitude básica do cristão para com o governo, e que é um dos submissão. A abordagem cristã para espalhar a religião de Jesus Cristo consiste na comunicação - em falar e escrever - e obras de caridade. Falamos. Nós ajudamos. Esse é o nosso método.Devemos torná-lo um ponto de afirmar, tanto para o governo e para os crentes, que o nosso método condena a violência e subversão. Nós não somos arruaceiros, mas nós somos o sal da terra e luz do mundo.

Por Vincent Cheung

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aperte o Cinto !

LEITURA BÍBLICA: Mateus 4.1-11


Tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo (1 João 2.16)
Confesso ter o mau hábito de, quando estou dirigindo pela vizinhança, às vezes não colocar o cinto de segurança. A aparente tranquilidade do trânsito, as ruas largas e a brevidade do tempo em que estarei dirigindo acabam sugerindo a falsa segurança de que o cinto não é necessário. Afinal, qual a probabilidade de alguém imprudentemente ou alcoolizado cruzar um farol fechado ou uma rua qualquer e me atingir causando um sério acidente? Na verdade muito pequena, mas... ela existe.

Na vida cristã pode acontecer uma situação parecida. Que mal pode acontecer ao ver aquele filme ou folhear aquela  revista? É só simular quanto dinheiro sobraria se sonegasse impostos? Afinal, vou aos domingos à igreja, leio a Bíblia de vez em quando e até oro quando lembro!

Quero mostrar neste texto que até Jesus foi tentado; assim, todos estão sujeitos. E a estratégia de Satanás quase não muda, talvez por ser muto eficiente. Assim como Jesus foi, somos tentados basicamente em três áreas: a cobiça da carne, as nossas necessidades mais carnais, instintivas, até mesmo animais; a cobiça dos olhos, o poder e auto-suficiência; e a ostentação de bens, as riquezas e posses materiais. E Cristo nos dá o exemplo de como resistir: por meio do pleno conhecimento do que está escrito em sua Palavra, refletindo assim o íntimo e contínuo relacionamento com Deus Pai.

Nossa segurança não está em hábitos ou rituais religiosos, mas na íntima comunhão com Deus e total dependência dEle. E não podemos baixar a guarda nunca e soltar o cinto jamais! Devemos estar sempre alertas e vigiar porque o "o Diabo", o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1 Pedro 5.8). Quando menos se espera, ele pode cruzar sua rua e acertá-lo em cheio.
Melhor que o perdão de Deus só é deixar de pecar.