terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Qual a manchete de hoje?

LEITURA BÍBLICA: Atos 25.24-27



"Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade" - 2 Timóteo 2.15 

Abrir o jornal e encontrar mais um "figurão" acusado de corrupção não é novidade. O que assusta, às vezes, é o tamanho do estrago.

A cada dia vemos casos que nos deixam envergonhados. Fico pensando: será que essas pessoas não se setem envergonhados também? E suas famílias? Como se sentem?

Em contrapartida, abrimos a Bíblia. No texto de Atos 25 vemos Paulo sendo pressionado por todos os lados. Os líderes religiosos buscavam algo que pudesse condená-lo à morte.

Esta passagem nos ensina algumas coisas. A primeira é: para quem vivemo? Se Paulo vivesse para agradar aqueles líderes, na tentativa de preservar sua vida, certamente iria fazer coisas que desagradariam a Deus. Ele teria, por exemplo, que se tornar um legalista, isto é, alguém que na frente dos outros cumpre todo o rigor da lei, mas que é incapaz de agir por amor ou misericórdia. Paulo escolheu viver para Deus. Outra lição que aprendemos é que a obediência a Deus não necessariamente nos livra das mãos dos homens. Pelo contrário. Deus permitiu que Paulo fosse entregue às mãos de seus acusadores para servir de exemplo para nós. Assim como ele, nós muitas vezes enfrentamos situações de oposição por conta do nosso compromisso com Jesus.

Finalmente, aprendo que as pessoas estão sempre observando nossa conduta. É possível que não sejamos levados às  manchetes de jornais, mas certamente seremos o assunto em alguma roda de conversas. E, sendo assim, que não seja nada a ser dito contra nós. Quando falarem de nós, que se lembrem da nossa conduta exemplar. Mas só nossa força de vontade não basta para isso. É necessário deixar que Deus nos transforme, mudando nossas ações e reações no dia-a-dia.

Fazendo assim, criaremos pontes que levarão as pessoas a entender que, se nos tornamos irrepreensíveis, é por causa do amor de Jesus em nós.

Uma pergunta para você: No jornal da sua vida, qual é a manchete de hoje?

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Você se conhece?

LEITURA BÍBLICA: Romanos 7.15-25

Agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8.1)
Na sua carta à igreja de Roma, o apóstolo Paula analisa a natureza humana. Conclui dizendo que nele mesmo não habita bem nenhum. Diz ainda que não pratica o bem que quer, mas o mal que não quer. Daí sua exclamação: "Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?"

É verdade, cada ser humano carrega uma bagagem estranha dentro de si. Têm havido muitos esforços para estudar o seu comportamento. Ao longo dos anos desenvolveram-se ciências como a antropologia, a biologia, a sociologia, a filosofia, a teologia e a psicologia. Todas estudam a nossa conduta, cada uma de determinado ângulo, e detectam as anomalias da natureza humana. E que soluções apresentam para desatar o nó dessa embolada natureza? 

Em geral fala-se em educação e uma justa distribuição de renda. Certamente a cultura tem sempre os seus méritos e uma correta distribuição da renda pode também apaziguar alguns anseios do ser humano. O que, entretanto, se percebe é que, quanto mais culto o ser humano se torna, mais sofisticada e engenhosa  é a sua prática da corrupção. 

O diagnóstico que levamos em Gênesis 6.5 continua o mesmo apesar do desenvolvimento do conhecimento humano. "O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente par ao mal." Séculos depois, o profeta Oséias registra: "Só se vem maldição, mentiras e assassinatos, roubo e mais roubo, adultério e mais adultério; ultrapassam todos os limites!" (Os 4.2)

Mas haverá uma resposta para a pergunta do apóstolo Paulo no texto lido: "Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte"? Há uma resposta, sim. "Graças a Deus por Jesus Cristo" prossegue Paulo, e ainda diz em outro lugar: "Se alguém está em Cristo, é nova criatura" (2Co 5.17).

Só Cristo transforma nossa natureza e não muda apenas o comportamento.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Fortaleça em Jesus

LEITURA BÍBLICA: Salmos 73.1-28

O Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição (Salmos 1.6)
Vamos ser  sinceros. Às vezes dá vontade de ser como aqueles que não tem valores da fé cristã e só se dão bem na vida. Além de ricos, esbanjam saúde e popularidade.

Se você já sentiu vontade de ser como eles, não se sinta mal. Você não é o único, nem o primeiro nem o último. Muitos filhos de Deus já tiveram o mesmo desejo. Asafe, poeta da corte do rei Davi, foi um dos que sentiu desejo de ser como eles.

O salmo 73 diz que Asafe quase tropeçou em seu relacionamento com Deus porque olhou a vida das pessoas à sua volta e notou que, apesar de não conheceram a Deus, prosperam sempre. Chegou ao ponto de invejá-las. Achei muito estranho quando ouvi, certa vez, um rapaz me dizendo que havia entregue sua vida a Cristo mas estava repensando sua decisão, porque antes sempre tinha dinheiro no bolso, mas agora passava necessidade.

Há quem fique abismado quando lembra que é filho de Deus e leva uma vida financeiramente difícil. Vive de forma bastante modesta, bem limitada, e muitas vezes se vê privado de oferecer algo mais confortável à família. Nota que outros, que pouco se importam com a Palavra de Deus, parece que estão sempre se dando bem, e só falam em milhões. Estas situações podem angustiar ou incomodar os filhos de Deus.

Asafe faz uma análise dessas pessoas e percebe que não passam por sofrimentos, levam a vida "na flauta" e são saudáveis. Chegam a pensar que de nada valeu manter puro o seu coração. Mas, há um momento em que a verdade vem à tona e cada coisa toma seu lugar: quando entra no santuário de Deus e compreende o fim daqueles que vivem longe de Deus.

Se você já pensou em afrouxar seu compromisso com Deus, fortaleça-se com esta mensagem. Além de cuidar de nós, Deus sabe muito bem como tratar cada um, no dia certo, na hora certa, do modo certo, com toda justiça.
As aparências não enganam a justiça de Deus.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O que vai acontecer amanhã? E depois?

LEITURA BÍBLICA: Tiago 4.13-17

" 13 - Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro".
  14 - Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.
  15 - Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".
  16 - Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.
  17 - Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado. "

Vocês nem sabe o que lhes acontecerá amanhã (Tiago 4.14)
Você gostaria de conhecer o dia de amanhã? De saber o que ocorrerá com você e com os seus? Deus, em sua sabedoria, não permitiu ao homem "enxergar" o seu próprio futuro. Assim mesmo não é pequeno por seu misticismo que, movidos por seu misticismo ou outras razões, procuram videntes, quiromantes, horóscopos e até feiticeiros, no desejo que têm de desvendar o porvir. Considere  comigo: o que seria do homem, se ele pudesse conhecer previamente o seu tempo de vida? E, afinal, a preocupação com o futuro é válida ou não?

Sim. Devemos fazer planos para o nosso viver. O adolescente, mesmo enquanto frequenta os cursos básicos, pensa na carreira universitária; jovens comprometidos para o matrimônio aguardam com ansiedade o momento do sim; o futebolista que atua em pequeno clube do interior sonha em jogar na seleção brasileira; o cristão, chamado por Deus, fixa seu pensamento no campo missionário, onde vai servir. É muito humano fazer planos e alimentar a imaginação com o futuro. Foi o que fizeram os homens mencionados no texto de hoje: "passaremos um ano ali, faremos negócio e ganharemos dinheiro" (v13). Um razoável e normal projeto de vida. Qual seria, então, a dificuldade que poderia ter frustado os seus projetos?

A própria Palavra de Deus responde: não consideraram a necessidade de estarem alinhados com a vontade permissiva do Criador. Embora tenha sido criado com liberdade, o querer soberano de Deus paira sobre a vontade do homem. Deus é senhor da vida e, por essa razão, não está em nós determinar o tempo que viveremos. Você tem preocupação com o futuro? Tem planos para o dia de amanhã? Cuide de receber previamente a aprovação divina, como convém a um filho de Deus, salvo pela mediação de Cristo. 

Assim sendo, será fácil saber o que virá, e o seu futuro até eu mesmo posso revelar: você terá lutas e provações, mas caminhará seguro em meio de torrentes de bençãos e alegrias.
Na sintonia de Deus o homem constrói um futuro melhor.