quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O que vai acontecer amanhã? E depois?

LEITURA BÍBLICA: Tiago 4.13-17

" 13 - Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro".
  14 - Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.
  15 - Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".
  16 - Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.
  17 - Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado. "

Vocês nem sabe o que lhes acontecerá amanhã (Tiago 4.14)
Você gostaria de conhecer o dia de amanhã? De saber o que ocorrerá com você e com os seus? Deus, em sua sabedoria, não permitiu ao homem "enxergar" o seu próprio futuro. Assim mesmo não é pequeno por seu misticismo que, movidos por seu misticismo ou outras razões, procuram videntes, quiromantes, horóscopos e até feiticeiros, no desejo que têm de desvendar o porvir. Considere  comigo: o que seria do homem, se ele pudesse conhecer previamente o seu tempo de vida? E, afinal, a preocupação com o futuro é válida ou não?

Sim. Devemos fazer planos para o nosso viver. O adolescente, mesmo enquanto frequenta os cursos básicos, pensa na carreira universitária; jovens comprometidos para o matrimônio aguardam com ansiedade o momento do sim; o futebolista que atua em pequeno clube do interior sonha em jogar na seleção brasileira; o cristão, chamado por Deus, fixa seu pensamento no campo missionário, onde vai servir. É muito humano fazer planos e alimentar a imaginação com o futuro. Foi o que fizeram os homens mencionados no texto de hoje: "passaremos um ano ali, faremos negócio e ganharemos dinheiro" (v13). Um razoável e normal projeto de vida. Qual seria, então, a dificuldade que poderia ter frustado os seus projetos?

A própria Palavra de Deus responde: não consideraram a necessidade de estarem alinhados com a vontade permissiva do Criador. Embora tenha sido criado com liberdade, o querer soberano de Deus paira sobre a vontade do homem. Deus é senhor da vida e, por essa razão, não está em nós determinar o tempo que viveremos. Você tem preocupação com o futuro? Tem planos para o dia de amanhã? Cuide de receber previamente a aprovação divina, como convém a um filho de Deus, salvo pela mediação de Cristo. 

Assim sendo, será fácil saber o que virá, e o seu futuro até eu mesmo posso revelar: você terá lutas e provações, mas caminhará seguro em meio de torrentes de bençãos e alegrias.
Na sintonia de Deus o homem constrói um futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.