terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Balada não é tudo !

LEITURA BÍBLICA: Provérbios 23.22-35

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor (2 Tm 2.22)
Balada em São Paulo. Night no Rio. Festa no Sul. Getúlio ou Café Cancum em Cuiabá. Em cada lugar se dá um nome par ao tempo em que alguns jovens passam bebendo, fumando,  dançando, namorando em um bar ou danceteria. É o que se chama diversão.

Esta mensagem é para você jovem, que curte uma diversão dessas de vez em quando. E para você, pai do jovem, que não vê mal nenhum nisso.

Bom, a ideia aqui não é ser moralista, nem um ditador de usos e costumes. A ideia é, primeiramente, mostrar que ser "rebelde" e "curtir a noite" não são ideias novas. Lendo os conselhos de Salomão em Provérbios 23, fique surpreso de ver que a descrição que ele faz parece ter sido tirada da observação de nossos fins de semana. Gente sem rumo, em busca de prazer passageiro, tentando encontrar na bebida a alegria para chegar ao fim da noite.

Não são novas também as consequências para quem escolhe viver assim. E gosto da sinceridade de Salomão. Ele não diz que a sensação é ruim. Ele fala da bebida atraente, que resplandece no corpo e "desce redondo". Mas depois fala de alucinações, tontura, corpo doído. Ele fala com conhecimento de causa e nos recomenda a evitarmos passar por isso.

Sim, é difícil resistir. É difícil não se deixar levar pela pressão e ser diferente. É difícil resistir à curiosidade. E realmente  a Bíblia não nos ensina a resistir a tudo isso. Paulo diz a Timóteo que ele tem de FUGIR desses ambientes, porque ele sabia que tentar resistir é inútil.

Deus se agrada quando fugimos deste tipo de luta. Ele nos dá forças para correr mais do que achávamos que éramos capazes. E nos recompensa dando-nos a verdadeira felicidade.

Jesus promete dar "vida abundante". Isso significa Vida com "V" maiúsculo, que aproveita o que verdadeiramente há de melhor na Criação e faz entender que a vida faz sentido.

Estre para o grupo dos que querem um 2012 com Jesus.
Aproveitar a vida não é destruí-la !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.