terça-feira, 19 de junho de 2012

Lição de Amor

LEITURA BÍBLICA: Lucas 10.25-37

"Ame cada um o seu próximo como a si mesmo" - Levítico 19.18

Saiu da estação do metrô. A madrugada já havia invadido a noite e as ruas desertas eram a melhor moldura para a cidade adormecida. Com os nervos à flor da pele, apressou os seus passos. Tomou o rumo de casa, mas não se deu conta de três indivíduos que surgiram do nada, espancaram sua cabeça e seu estômago. Levaram o pouco dinheiro que possuía e sumiram na sombra da noite. Lançado à calçada, clamou por socorro. Alguns que se aproximavam dele, assustados, atravessaram rapidamente a rua e se foram. Apenas um senhor o socorreu, ergueu-o, deu-lhe o braço e o ajudou a caminhar.

Essa é uma versão atualizada e livre da parábola do Bom Samaritano, narrada por Jesus a um doutor da lei. O Senhor quis ensinar que todo o ser humano merece respeito e precisa de solidariedade.

Na contramão desse admirável ensino, o homem espalha sementes daninhas que geram sentimentos de indiferença pelo próximo e desprezo pelos que sofrem. Sei que parece insensatez nos dias atuais, marcados pela violência, mentira e enganos, recomendar a prática da solidariedade. É notório, também, que ciladas têm sido preparadas para iludir os de boa fé. Por essa razão, ajudar o próximo muitas vezes é tarefa de risco e até de prejuízo. Leia de novo o texto da narrativa e observe o comportamento da pecaminosa omissão de socorro assumida pelo sacerdote e pelo levita. Indiferentes, mudaram de rumo fugindo à responsabilidade que teriam, pois, presume-se que eram conhecedores da Lei.

Há mil maneiras de socorrer e ajudar o nosso próximo. Há também, mil pretextos para não o fazer. Avalie seu comportamento. Como você procederia se fosse confrontado com uma situação similar? De toda maneira, aplique à sua vida o preceito que Cristo ensinou aos seus discípulos: Amar o próximo, socorrê-lo em suas necessidades. Essa é uma imperecível lição de amor a ser praticada por aqueles que amam a Deus.

Amor ao próximo: AULA magna do Mestre Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.