terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aperte o Cinto !

LEITURA BÍBLICA: Mateus 4.1-11


Tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo (1 João 2.16)
Confesso ter o mau hábito de, quando estou dirigindo pela vizinhança, às vezes não colocar o cinto de segurança. A aparente tranquilidade do trânsito, as ruas largas e a brevidade do tempo em que estarei dirigindo acabam sugerindo a falsa segurança de que o cinto não é necessário. Afinal, qual a probabilidade de alguém imprudentemente ou alcoolizado cruzar um farol fechado ou uma rua qualquer e me atingir causando um sério acidente? Na verdade muito pequena, mas... ela existe.

Na vida cristã pode acontecer uma situação parecida. Que mal pode acontecer ao ver aquele filme ou folhear aquela  revista? É só simular quanto dinheiro sobraria se sonegasse impostos? Afinal, vou aos domingos à igreja, leio a Bíblia de vez em quando e até oro quando lembro!

Quero mostrar neste texto que até Jesus foi tentado; assim, todos estão sujeitos. E a estratégia de Satanás quase não muda, talvez por ser muto eficiente. Assim como Jesus foi, somos tentados basicamente em três áreas: a cobiça da carne, as nossas necessidades mais carnais, instintivas, até mesmo animais; a cobiça dos olhos, o poder e auto-suficiência; e a ostentação de bens, as riquezas e posses materiais. E Cristo nos dá o exemplo de como resistir: por meio do pleno conhecimento do que está escrito em sua Palavra, refletindo assim o íntimo e contínuo relacionamento com Deus Pai.

Nossa segurança não está em hábitos ou rituais religiosos, mas na íntima comunhão com Deus e total dependência dEle. E não podemos baixar a guarda nunca e soltar o cinto jamais! Devemos estar sempre alertas e vigiar porque o "o Diabo", o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1 Pedro 5.8). Quando menos se espera, ele pode cruzar sua rua e acertá-lo em cheio.
Melhor que o perdão de Deus só é deixar de pecar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.