quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Mente de Cristo

Não, falamos da sabedoria secreta de Deus, uma sabedoria que foi escondido e que Deus destinou para nossa glória antes dos tempos eternos. Nenhum dos príncipes deste mundo entendeu, porque, se tivessem, não teriam crucificado o Senhor da glória. No entanto, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus tem preparado para aqueles que o amam" - mas Deus o revelou a nós por seu Espírito. 
O Espírito sonda todas as coisas, mesmo as coisas profundas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem dentro dele? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, senão o Espírito de Deus. Nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que possamos compreender o que Deus nos tem dado gratuitamente. 
Isto é o que falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais em termos espirituais. O homem sem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, porque lhe são loucura, e ele não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. O homem espiritual discerne todas as coisas, mas ele próprio não está sujeita ao julgamento de qualquer homem: "Pois quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?" Mas nós temos a mente de Cristo. (1 Coríntios 2:7-16) 

Versículo 9 é muitas vezes tomado para significar que as coisas de Deus são tão extremamente profunda e transcendente que eles permanecem além de nossa capacidade de imaginar ou entender: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. "Cristãos usá-lo para expressar louvor e admiração para com Deus, e para afirmar a incompreensibilidade da fé cristã. No entanto, o verso é raramente citado no contexto, e quando citado no contexto, o contexto é frequentemente ignorado. 

Anteriormente, em 1:18, Paulo diz que a mensagem da cruz aparece tola para aqueles que estão perecendo, mas aqueles que estão sendo salvos perceber que é o poder de Deus. Isto não é porque o evangelho é realmente tola, mas os réprobos falsamente percebê-la como tolo. Como ele explica, em 1:21, isso é por desígnio de Deus: "Deus em sua sabedoria fez com que o mundo nunca conhecê-lo através da sabedoria humana" (NLT). 

O não-cristãos se consideram inteligentes e que eles não têm necessidade de Deus para ensiná-los. Eles pensam que eles são intelectualmente auto-suficiente, de modo que, pela sua própria sabedoria e poder que eles poderiam descobrir e compreender tudo o que há para descobrir e compreender. Assim, Deus decidiu frustrar seus esforços, e para ver a ele que nunca vai conhecê-lo pela sabedoria humana. Em vez disso, ele irá revelar a si mesmo e do caminho da salvação pela mensagem da cruz, o evangelho de Jesus Cristo. 

Então, em 2:1-5, Paulo escreve que, quando ele pregou aos Coríntios, sua mensagem não estava cheio de fogos de artifício retórico e argumentos sofisticados, nem oprimi-los com a presença de palco ou de seu conhecimento da ciência e da filosofia. Em vez disso, seu material consistia apenas o que estava na fé cristã, e ele dependia do Espírito Santo para convencer e converter. Versículos 6 e 7, no entanto, afirmam que ele fala uma mensagem de sabedoria, só que esta não é a sabedoria de não-cristãos, que Deus determinou para humilhar e destruir. Em vez disso, ele fala a sabedoria de Deus, que "Deus destinou para nossa glória antes dos tempos eternos." 

Os governantes não-cristãos não entendiam a sabedoria de Deus, ele continua no versículo 8, pois se tivessem entendido, não teriam assassinado Jesus Cristo. É neste contexto que Paulo cita Isaías 64:4 no versículo 9: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus tem preparado para aqueles que o amam", e, em seguida, ele acrescenta, "mas Deus o revelou a nós por seu Espírito "(v. 10).Então, Paulo contrasta a sabedoria humana e a sabedoria divina, sofisma humano e divino poder, e aqueles que não conseguem entender a sabedoria de Deus (v. 8) e aqueles que a entendem (v. 10). 

O ponto do versículo 9 não é que a mente humana não consegue entender as coisas de Deus - ele não está se referindo a profundidade intelectual ou dificuldade. Pelo contrário, ela está se referindo ao método de descoberta. Mais uma vez, "Deus em sua sabedoria fez com que o mundo nunca saberia lhe através da sabedoria humana", e é por isso que os olhos não viram, nem ouvidos ouviram, e nenhuma mente concebeu as coisas de Deus. O homem não pode conhecer a Deus pela sua sensibilidade, intuição ou imaginação. Ele não pode descobrir e conhecer a Deus por suas próprias capacidades humanas. Tanto o empirismo e o racionalismo são incapazes de compreender a realidade. "Mas Deus o revelou a nós por seu Espírito." O homem pode conhecer a Deus apenas pela revelação, por Deus revelando seus próprios pensamentos e conhecimentos. Isto significa que quando os cristãos se aplicam versículo 9 a si mesmos, eles estão se colocando na posição de não-cristãos, mesmo na posição de quem seria o assassinato de Jesus Cristo. Quando afirmam que as coisas de Deus são tão extraordinariamente grande que estão além de sua capacidade de entender, eles se proclamam ser reprovados, como aqueles que traem Cristo e pregá-lo na cruz. 

Versículo 11 diz: "Ninguém conhece os pensamentos de Deus, senão o Espírito de Deus". Isso significa que não podemos conhecer os pensamentos de Deus? Mas Paulo continua, "Nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que possamos compreender o que Deus nos tem dado gratuitamente." Ou você tem o espírito do mundo ou o Espírito de Deus. Se você tem o espírito do mundo, então você é um não-cristão, e não é de admirar que você não entende as coisas de Deus. Mas se você é um cristão, então você tem o Espírito de Deus, e se você tem o Espírito de Deus, então você pode entender as coisas de Deus, até mesmo a própria "pensamentos de Deus". Se você pode entender "o que Deus nos tem dado gratuitamente", então você pode compreender a criação, a providência, as alianças, a eleição divina, a encarnação, justificação, santificação, as promessas e glórias da vida por vir, e centenas de outros pontos doutrinários e milhares de outras passagens bíblicas. 

Que tal declaração Herman Bavinck, que reflete a visão de muitos crentes e líderes da igreja? "Na verdade, o conhecimento de que Deus revelou de si mesmo na natureza e as Escrituras ultrapassa em muito a imaginação humana e compreensão." Se temos nenhum respeito por Paulo em tudo, isso deve significar que Bavinck foi um não-cristão, e que ele teria matado Jesus Cristo. Se nos é permitido mostrar clemência, poderíamos dizer que Bavinck era um cristão equivocado e confuso que não tinham idéia do que ele estava dizendo, e sem saber ensinado falsas doutrinas e enganado as ovelhas. Clemência é uma coisa, mas é impossível evitar a implicação do ensinamento de Paulo - réprobos não pode entender a Deus, mas, como crentes, podemos entender a Deus porque ele se revelou e nos deu o seu Espírito, de modo que se você diz que não consegue entender sua revelação , isso deve significar que lhe falta o Espírito de Deus e que você declarar-se um réprobo. A ironia é que os cristãos usam esta declaração como um slogan para o louvor e adoração. 

Ou, considere o da D. Martyn Lloyd-Jones: "Mas eu quero sublinhar esta e até mesmo para enfatizá-la ainda mais, devo submeter-me. inteiramente a Bíblia, e isso vai significar algumas coisas. Primeiro, começo dizendo a mim mesmo. que, quando eu venho a ler a Bíblia e suas doutrinas, estou entrando em um reino que está além do alcance da minha compreensão. " Onde vem isso? Onde a Bíblia ensina isso? 

Ele continua: "Por definição, devo estar lidando com coisas que estão além da minha capacidade de entender." Por definição? Cuja definição? Paulo diz que Deus nos dá a revelação (v. 10), para que possamos entender (v. 12). Assim, de acordo com o apóstolo, a revelação é algo que, por definição, podemos entender, isto é, se recebemos o Espírito de Deus (v. 12, 14). Por outro lado, Paulo indica que a revelação está além do alcance dos réprobos, do que aqueles sem o Espírito de Deus, e daqueles que iriam matar Jesus Cristo. Lloyd-Jones faz pensar que ele é uma dessas pessoas? Ele diz: "A própria ideia de revelação, em si, eu sugiro a você, deve realizar essa implicação." Mas nossa passagem afirma o oposto, exceto para os réprobos. Em vez disso, a própria ideia de revelação, quando se refere aos cristãos, denota conhecimento explícito e compreensão. 

Então, "Se eu pudesse entender a Deus, eu seria igual com ele. Se minha mente fosse capaz de apreender e para abranger a verdade sobre Deus, então isso significaria que a minha mente é igual à mente de Deus, e que, de claro, é completamente errado. Se por "entender" que significa um conhecimento exaustivo de Deus, então este é reconhecidamente impossível, se não por outra razão do que Deus não revelou tudo sobre si mesmo. Mas isso seria um uso estranho da palavra. Mas se por "entender" ele quer dizer que não podemos nem mesmo entender o que foi revelado, e na verdade ele acabou de dizer isso acima, então ele está dizendo que a nossa passagem, a própria Bíblia, é "completamente errado". Para colocar isso de outra forma, Lloyd-Jones está dizendo: "Quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?" Paul tem uma resposta para isso: "Mas nós temos a mente de Cristo". 

Esta maneira de pensar, se expressa por Bavinck ou Lloyd-Jones, ou por figuras menores, representa uma postura hostil em relação à Escritura, e se eles sabiam o que estavam dizendo, isso equivale a uma renúncia da fé e da sua salvação. Por esta doutrina da incompreensibilidade que se apresentam como réprobos, pois sem o Espírito de Deus, e como aqueles que matariam Jesus Cristo. Lloyd-Jones diz que ele deve submeter-se "inteiramente à Bíblia", e o primeiro passo é afirmar que ele não consegue entender a revelação. Mas ele se encontra e não o seu próprio padrão, porque ele não se submete à 1 Coríntios 2. Paulo ensina o contrário. Ele escreve que o Espírito de Deus perscruta "as coisas profundas de Deus" e os "pensamentos de Deus", e que temos recebido "o Espírito que provém de Deus, para que possamos entender." No entanto, a mentalidade reprovável parece dominar na igreja, que deve ser veementemente combatido por todos que conhecem a verdade. 

"O homem sem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, porque lhe são loucura, e ele não pode entendê-las." Quando um não-cristão diz que a fé cristã parece tola para ele, o que ele quer dizer? Ele quer dizer que parece errado para ele, ou mais especificamente, que é contrário aos fatos, à lógica, à experiência, ou alguma coisa desse tipo. Qual é a diferença entre esta opinião e a visão, realizada por muitos cristãos, que a revelação de Deus é cheia de mistérios, paradoxos e contradições, ou a visão de que algo como a existência do mal é tanto uma questão de lógica e pela experiência difícil para o cristão fé? Não há diferença essencial. Qualquer diferença é apenas na resposta: a relação não-cristãos o evangelho como tolos, e, portanto, eles se recusam a acreditar nisso; os cristãos que pensam da mesma forma que também consideram o evangelho como insensatos, mas eles afirmam acreditar, e dizem que esta é a forma como deve ser, mesmo o caminho que deve ser. Mas este não é o caminho que deveria ser para os cristãos. Um homem que pensa que as coisas de Deus são loucura, e que não pode entendê-las, é um homem "sem o Espírito." A Bíblia diz que ele é um homem carnal, um homem não-espiritual. 

É como se os pregadores e teólogos dizem para si mesmos: "Se eu digo que Deus é tão grande que ele não pode ser entendido, que eu não posso entender, vou ser exaltando a sua grandeza, sem ter que se esforçar para o entendimento ou a conformidade com seus ensinamentos. Estarei mostrando como humilde que sou, e se eu contar às pessoas sobre isso, então eles saberão quão humilde eu também sou. " Mas isso não é humildade. Essencialmente, é idolatria. Uma pessoa que pensa que para exaltar a Deus e para diminuir significa que nenhuma auto-compreensão do divino pode permanecer é realmente aquele que constrói em sua mente um Deus que não é o Deus revelado, um Deus que na verdade não existe como este homem concebe ele. Mas ele diz ao povo: "Este é o Deus que te tirou do Egito!" E então ele adora, e diz aos outros para adorar. O Deus da Bíblia é um Deus que se revelou e que tem dado o seu Espírito aos homens para que possam compreendê-lo. 

"Quem conheceu a mente do Senhor?" A resposta pregadores e teólogos, "Ninguém!" No entanto Paulo diz: "Mas nós temos a mente de Cristo". O versículo 13 descreve adequadamente a inspiração do Espírito: "Isto é o que falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais em palavras espirituais." Isso refuta a noção, também muito popular nos círculos cristãos, que as coisas de Deus não pode ser expresso em palavras. Paulo diz que eles podem, e estas palavras foram dadas pelo Espírito Santo. E é neste contexto que ele diz, "Nós temos a mente de Cristo". 

Alguém disse que devemos sempre manter a distinção Criador-criatura. É claro, mas é por isso que quando o Criador diz que você pode entender alguma coisa, é melhor você concorda que você possa compreendê-lo! Este teólogo significava para defender a nossa incapacidade de compreender ou sua ideia de incompreensibilidade de Deus, mas ele foi o único que não conseguiu manter a distinção Criador-criatura. Ele falou como se ele fosse igual a Deus, e capazes de contradizer a Deus sobre as possibilidades da mente humana. Deus diz que os homens que tem o Espírito de Deus pode entender as coisas de Deus, mesmo tal compreensão explícita e precisa como ensinamentos expressos em palavras. Este teólogo disse que poderíamos entender melhor das hipóteses, só em alguns analógica ao invés de sentido unívoco - um total absurdo. Esta invenção foi uma desculpa para subverter a verdade, e a Bíblia nunca ensina. Foi uma tentativa de reivindicar ser um cristão, mas para ser um não-cristão. Ele falou como se ele fosse igual ou até maior do que o Criador. Esta é a essência da arrogância e da raiz da heresia. 

Existe apenas uma verdade, mas muitas aberrações. Paulo estabelece claramente a questão: "Nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que possamos compreender o que Deus nos tem dado gratuitamente." Aqueles que não podem compreender são reprovados, os não-cristãos, e não tem o Espírito de Deus. Mas os cristãos têm o Espírito de Deus, e são capazes de entender. Este entendimento refere-se a mais de um sentido geral ou sentimento, mas uma compreensão intelectual das palavras que Deus revelou aos profetas e apóstolos. Não é alguma compreensão analógica, o que equivale a nenhum entendimento em tudo, mas é uma compreensão intelectual da, e que é idêntico, a própria "pensamentos de Deus", os pensamentos que o Espírito de Deus tem apreendido e revelou a nós em palavras, por isso é ainda disse que nós temos a mente de Cristo. Este é o ensinamento bíblico. Qualquer coisa a menos ou diferente é falsa doutrina.

Por Vincent Cheung

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.