quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Expulsá-lo e Cortá-lo

Quando eu escrevi para você antes, eu lhe disse para não se associar com pessoas que se entregam em pecado sexual. Mas eu não estava falando sobre os incrédulos que se entregam em pecado sexual, ou são pessoas gananciosas, ou enganar, ou adoram ídolos. Você teria que deixar este mundo para evitar que as pessoas assim. 
Eu quis dizer que você não está a associar com alguém que afirma ser um crente que, ainda tem prazer no pecado sexual, ou avarento, ou adora ídolos, ou seja abusivo, ou é um bêbado, ou pessoas fraudulentas. Nem sequer comer com essas pessoas.
Não é minha responsabilidade para julgar de fora, mas certamente é sua a responsabilidade de julgar aqueles dentro da igreja que estão pecando. Deus julgará os de fora, mas como as Escrituras dizem: "Você deve remover a pessoa mal do meio de vós." (1 Coríntios 5:9-13, NVI)

Devemos primeiro falar sobre o que significa "julgar" alguém. A palavra nem sempre significa a mesma coisa.

Não-cristãos queixam-se frequentemente que nós julgamos ele no sentido de condenar suas crenças, ações e estilos de vida. Nós expressamos um veredicto negativo sobre eles. Nós dizemos a eles que eles devem se arrepender e crer no Senhor Jesus Cristo, ou enfrentar a ira de Deus e sofrimento sem fim no inferno. Não-cristãos se ressentem disso, e chegam a afirmar que isto é contrário ao ensinamento e o exemplo de Cristo, que nos ordenou a não julgar. Muitos cristãos têm pegaram a ideia incrédulos, mas uma vez que "o homem sem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus", os cristãos não devem aprender a interpretar a Bíblia de não-cristãos. No entanto, esta sabedoria básica é tão frequentemente violados que talvez se torne um ensino explícito na hermenêutica introdutório.

A Bíblia nunca nos ensina a não julgar, no sentido de expressar um veredicto moral. Quando Jesus diz: "Não julgueis" (Mateus 7:1), ele está se referindo ao julgamento hipócrita, e somente o julgamento hipócrita. Ele diz: "Por que você repara no cisco de serragem no olho do teu irmão e não pagam a atenção para a trave no seu próprio olho? ... Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão "(v. 3, 5). A aplicação é limitada ao hipócrita, que ignora sua própria culpa maior quando ele critica o outro. Mas nem toda pessoa que critica o outro tem sempre uma maior culpa em si mesmo, e mesmo que ele tenha uma maior culpa em si mesmo, Jesus ensina que depois de ter removido, ele pode proceder para "tirar o cisco do olho do teu irmão", que é, para apontar a culpa na outra pessoa.

Longe de nos impedem de julgar no sentido de formar uma opinião sobre a sabedoria de alguém, moralidade, condição espiritual, e assim por diante, Jesus nos ensina a fazê-lo, e ele nos ensina como fazê-lo sem hipocrisia. Imediatamente após isso, ele acrescenta: "Não deis aos cães o que é sagrado, não jogue suas pérolas aos porcos Se fizer isso, eles podem atropelar-los sob seus pés, e depois volta e rasgá-lo em pedaços." (V. 6) . Assim, Jesus toma como certo que devemos fazer julgamentos morais sobre as pessoas, mas mais do que isso, ele nos ensina a dar-lhes alguns nomes de muito pouco lisonjeira. Este é o Jesus real, e este é o verdadeiro ensinamento.

Podemos demonstrar o mesmo ponto com a nossa passagem. Paulo escreve que, se quisermos evitar a "incrédulos que condescendem com o pecado sexual, ou ganancioso, ou enganar as pessoas, ou ídolos adoração", teremos que deixar este mundo. Em outras palavras, ele pensa que o mundo está cheio de não-cristãos que são sexualmente imorais, que são gananciosos, que são vigaristas e os idólatras. Há tantos deles, e muitos deles são tão mal, que não podemos evitá-los. Isto representa o tipo de duras condenações morais que os não-cristãos dizem que não é suposto fazer. Mas os profetas e apóstolos, assim como o Senhor mesmo, falar assim em toda a Bíblia.

Por outro lado, quantas vezes você ouve falar cristãos como este, que fazem tal afirmação arrebatadora e depreciativos sobre os não-cristãos? A verdade é que quando nos referimos a julgamento neste sentido, os cristãos são raramente críticos o suficiente. Quantos de nós medir até desprezo da Bíblia e julgamento severo contra os não-cristãos, contra todas as suas crenças, e todos os seus atos? Que Deus nos perdoe por nossa clemência não licenciados, e para não ser suficientemente crítico, e que ele possa nos conceda a sabedoria e ousadia para julgar os incrédulos mais e mais, e para expor o seu veredicto condenatório, bem como a única forma de escape, para desta geração perversa.

Então, a Bíblia não nos proíbe de julgar os outros, no sentido de formar um veredicto negativo moral sobre eles. Enquanto esta opinião é precisa e sem hipocrisia, somos obrigados a fazer este julgamento e declará-la. Na verdade, este é um aspecto necessário da pregação do evangelho. Podemos até mesmo endereço comercial pessoal de um homem, como quem se casa, quando ele transgride um preceito divino moral, como quando João Batista disse Herodes: "Não é lícito para você tê-la." Então, quando os não-cristãos nos dizem: "Não é para você para julgar" e "Não é da sua empresa", nós respondemos: "A Bíblia nos ordena a julgar, e certamente é o nosso negócio."

Não-cristãos têm medo de julgamento, não o nosso juízo, como tal, mas temem a voz de Deus em nossas palavras. Como Paulo escreve em Romanos 1 e 2, "Embora conheçam o justo decreto de Deus que aqueles que fazem tais coisas merecem a morte, eles não só continuam a fazer estas coisas, mas também aprovam os que as praticam." Eles sabem que estão errados, e mesmo se eles enganam a si mesmos, eles são inescusáveis. Mas porque eles são maus, eles "suprimir a verdade", embora "Deus deixou bem claro para eles." Eles não querem cristãos para desenterrar a verdade e confrontá-los com ela. Eles se opõem não julgamento, porque eles são tão misericordioso e tolerante - na sua hipocrisia eles também julgar aqueles que consideram crítico e intolerante - mas porque eles são maus e não pode encarar a verdade. Como o Evangelho de João diz: "Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas em vez da luz porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz, e não virá para a luz para o medo. que as suas obras serão expostas "(3:19-20).

Em nossa passagem, Paulo está evidentemente referindo-se a decisão noutro sentido, e é fácil ver o que é. Aqui para julgar alguém significa não associar ou comer com essa pessoa (v. 9, 11), e para expulsá-lo da comunidade (v. 13). Ele não se refere a confrontar e criticar uma pessoa, na verdade, o ponto é parar de falar com ele completamente. Em vez de falar, o julgamento se refere a ações dirigidas contra uma pessoa para disciplinar e puni-lo. Devemos julgar os não-cristãos, para confrontar e criticá-los, e nós devemos fazer isso mais e mais, mas não cabe a nós julgá-los nesse outro sentido, isto é, a disciplina e para puni-los. Deus vai fazer isso. É impossível para nós ostracize cada pessoa e boicotar todas as empresas ou instituição que não é cristã. Incrédulos estão em toda parte e em todos os lugares são pervertidos, trapaceiro, e idólatras. Vamos ter que esconder da sociedade ou até mesmo sair do planeta para evitar todos eles. Mas o próprio Deus vai castigá-los.

Em vez disso, Paulo tem em mente "qualquer um que afirma ser um crente ainda prazer no pecado sexual, ou avarento, ou adora ídolos, ou seja abusivo, ou é um bêbado, ou pessoas fraudulentas. "Este não é, evidentemente, uma lista exaustiva, mas uma amostra das violações que justifiquem tal tratamento. Se uma pessoa diz que ele é um cristão, mas se comporta como um não-cristão, então a igreja deve avisá-lo, e se ele não se arrepende, então a igreja deve julgá-lo. Isto significa que os cristãos não devem associar com ele, e nem mesmo comer com ele. Ele deve ser completamente cortado - sem refeições, sem conversas, sem negócios, nem mesmo um cartão. E ele deve ser banido de todas as reuniões da igreja: "Você deve remover a pessoa mal do meio de vós." Ele deve ser ejetado e evitado tanto no sentido individual e corporativo. A próxima vez que um cristão é permitida a pagar-lhe toda a atenção é quando ele fica em seu rosto e se arrepende no pó e na cinza. Só então ele pode retornar à comunhão e reintegrar-se na vida dos crentes.

Às vezes, quando você ensina a Bíblia, você sente como se estivesse falando apenas para si mesmo em uma sala vazia como um idiota, porque você percebe que ninguém vai obedecê-la. Este é um desses casos. Dificilmente se pode encontrar um pastor com a mente para compreender esta passagem simples. Então, é difícil encontrar um pastor com a coluna para pregá-lo. Depois disso, dificilmente se pode encontrar uma congregação desperto o suficiente para ouvi-lo. E depois disso, dificilmente se pode encontrar uma multidão que se preocupa o suficiente para fazê-lo, isto é, para cortar um infrator da comunidade. E se chegar a este ponto, dificilmente se pode esperar que todas as igrejas e os crentes na área de cooperar. Assim, a pessoa só atravessa a rua para outra igreja e vive como se nada tivesse acontecido. No entanto, continuamos a ensiná-la porque é isso que a Bíblia ensina, e nós devemos implementá-lo como igrejas e como indivíduos. Rebelião corporativo é desculpa para o fracasso individual. Se sua igreja não o faz, você faz isso, e tentar persuadir os outros a acompanhá-lo.

Ainda, que Deus envia uma onda de fé e arrependimento ao longo de sua congregação, para que eles vão começar a levá-lo a sério, pois só assim a disciplina verdadeira e seu pleno efeito ser restaurado ao seu povo


Por Vincent Cheung

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.